-
Arquitetos: formalocal
- Área: 43 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sandrine Iratçabal
-
Fabricantes: Edilians, Labadie, Saint-Gobain, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção está localizada em um loteamento residencial que foi criado em uma parte da floresta das Landes, na fronteira noroeste do centro da cidade de Soorts. A casa de estrutura de madeira já existente, construída em 2016 após o desenvolvimento do loteamento, está posicionada no ponto mais alto do terreno, paralela à estrada ao longo do lote. O terreno tem uma inclinação íngreme em direção ao seu ponto mais baixo, que fica ao sul. Todas as árvores e vegetação existentes foram preservadas desde antes do desenvolvimento do loteamento.
O projeto de extensão é dividido em duas partes. A casa existente passa por uma ampliação cuidadosamente planejada, que converte o espaço originalmente designado para o jardim de inverno em uma sala de estar com pé-direito duplo.
O telhado é preservado e isolado pela parte de baixo, a estrutura da fachada em madeira é estendida e os espaços entre os pilares e vigas são preenchidos com vidros. A sala de estar é inserida no terreno existente e oferece vistas deslumbrantes do entorno imediato.
No jardim, o projeto inclui uma extensão independente que abriga um quarto adicional em formato de cabana elevada sobre estacas entre pinheiros e sobreiros. O projeto tem um impacto mínimo na vegetação e no solo pré-existente, graças ao método de construção utilizado (estruturas de madeira laminada colada apoiadas em estacas parafusadas).
A cabana busca inspiração nos mesmos arquétipos vernaculares que fundamentaram a construção da primeira casa, procurando expressar uma estética contemporânea.